Terça, 04 Janeiro 2022 11:19

Campanha Janeiro Roxo 2022

Por Diego Marques / Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Ribeirão Cascalheira-MT, através do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde realizara o Janeiro Roxo, Campanha de Conscientização e Combate à Hanseníase durante todo o mês de Janeiro nas unidades dos PSF´S.

O objetivo da Campanha, oficializada em 2016 pelo Ministério da Saúde, é aumentar o diagnóstico precoce dos casos e auxiliar no tratamento correto da doença, por meio da sensibilização e ações educativas com os profissionais de saúde da atenção básica. A Campanha alertou à população sobre a importância do diagnóstico precoce, que é fundamental na busca de impedir a transmissão da doença.

A secretaria municipal de Saúde alerta que a hanseníase tem cura, e a melhor prevenção é ficar atento aos sintomas para diagnóstico precoce e tratamento imediato, visto que esta é uma doença que se instala na pele e nos nervos, podendo causar alterações motoras, úlceras e problemas de visão.