Segunda, 19 Abril 2021 16:40

19 de abril: encontro pedagógico aborda educação infantil indígena da aldeia Etenhiritipá

Por Jessé Santos | Assessoria de Comunicação

Neste dia 19 de abril - data oficializada por Getúlio Vargas em homenagem aos povos indígenas - a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Cascalheira realizou um encontro pedagógico com educadores, gestores públicos e representantes indígenas. A reunião trouxe como tema a abertura de novas turmas de ensino infantil na aldeia Etenhiritipá, da terra indígena Pimentel Barbosa.

Na abertura da reunião, os integrantes da aldeia realizaram uma apresentação cultural que pode ser prestigiada pelos presentes. A secretária de Educação, Osmarina Santos, informou que a data do encontro foi tratada como uma oportunidade para tratar das novas turmas de educação infantil, que irão atender pelo menos 18 crianças com idade de 4 e 5 anos na aldeia Etenhiritipá.

O cacique da aldeia, Jurandir Siridiwê, explicou que a ação da gestão municipal representa um importante avanço para a educação indígena, pois a única unidade escolar presente na Etenhiritipá é vinculada ao Governo do Estado e atende somente crianças a partir de 6 anos de idade. A partir de agora, as crianças da faixa etária de 4 e 5 anos serão atendidas em uma estrutura mantida pela gestão municipal, com a parceria da Escola Estadual que existe na aldeia com compartilhamento do mobiliário nesse primeiro.