Pesquisa de Documento

SIC - Serviço de Informação ao Cidadão

Segunda, 25 Maio 2020 10:04

Campanha Cidade Limpa, Povo Consciente! Secretaria de Meio Ambiente junto a Secretaria de Infra Estrutura

Coleta Seletiva
O primeiro passo para o descarte correto do lixo é a coleta seletiva. Ela é feita de maneira bem básica com o lixo mais cotidiano da sua residência: basta separá-lo entre lixo seco (inorgânico) e lixo úmido (orgânico).
O lixo orgânico é aquele de origem animal ou vegetal, como os alimentos (cascas, restos de comida etc). Já o lixo seco tem origem industrial, como as embalagens (plástico, vidro etc).
A principal função da Coleta Seletiva é separar os materiais que podem ser reciclados para que sejam encaminhados aos Centros ou Cooperativas de Reciclagem. Então, para realizar a separação de maneira eficiente e garantir o descarte correto do lixo, separe todos os itens de plástico, vidro, papel ou metal e entregue para a Coleta Seletiva.
O lixo orgânico pode ser compostado por um minhocário e produzir adubo para seus vasos ou horta (saiba como fazer um lendo este artigo ou se preferir, compre um em nossa loja)
Vale lembrar que NÃO são recicláveis: papeis sujos com alimento ou dejetos, adesivos e fitas autocolantes, papéis metalizados ou plastificados, esponja de aço, lata de tinta ou combustível, tomada, isopor, espumas, espelhos, cristal, cerâmica e vidros temperados.
Visualizada 1957 vezes